sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Breve Histórico do Transporte


Inicialmente devemos responder: o que é transporte?É o deslocamento de pessoas e pesos de um local para outro. Nos primórdios da Humanidade todos os pesos eram transportados pelo próprio homem, de acordo com a sua limitada capacidade fisíca. Após ter começado a permutar mercadorias(escambo), alguns animais foram domesticados e utilizados para ampliar a capacidade de transporte. Com o advento da agricultura, as mercadorias disponíveis para serem trocadas se diversificavam cada vez mais. Impulsionado pela necessidade, o ser humano inventou a roda e começou a construir veículos que, puxados por animais domésticos, multiplicava a capacidade de carga transportada de uma única vez. Ao longo do tempo, em decorrência de maiores dificuldades na negociação das trocas, inúmeros materiais então disponíveis foram utilizados como referencial de valor(dinheiro), gerando crescentes demandas por transporte e impondo ao homem que aprendesse a construir e aperfeiçoar veículos de diferentes velocidades e capacidade de carga.

Os povos ribeirinhos e litorâneos lidavam com outro tipo de problema, ou seja, a transposição das águas. Para isso aprenderam a construir jangadas, barcos de papiro, juncos e outras embarcações rudimentares, movidas pela força dos braços(remo) ou impulsionadas pelo vento(vela), para transporte de pessoas e cargas.

Durante a Revolução Industrial, a invenção da máquina a vapor e a substituição da madeira pelo aço possibilitaram a construção de embarcações cada vez maiores, baratendo os custos do transporte sobre as águas. No início do século XX, após a consolidação das máquinas voadoras mais pesadas que o ar, o homem passou a transportar mercadorias também via aérea, sempre que a imperiosidade de rapidez no transporte privilegiava a relação custo x benefício, em especial no caso de mercadorias facilmente perecíveis.

Atualmente o estudo do transporte de cargas tomou o cunho sistêmico de especialização científica, buscando-se entender e analisar todas as variáveis envolvidas para melhor atender às complexa necessidades decorrentes das transações comerciais locais, regionais e internacionais.


Livro:Introdução aos Sistemas de Transporte no Brasil e à Logística Internacional

Autor:Paulo Roberto Ambrósio Rodrigues

Editora: Aduaneiras

Nenhum comentário: