sábado, 15 de setembro de 2007

Contabilidade

A contabilidade é o conjunto de conhecimentos sistematizados aplicados ao estudo do movimento da riqueza patrimonial.
Através da contabilidade, são obtidas informações indispensáveis para a tomada de decisões nas células sociais, como finalidades lucrativas(empresas) e sem finalidade lucrativas (instituições).
Não se pode imaginar o gernciamento eficaz de uma célula social sem a presença da informação contábil. Uma entidade sem contabilidade é como um barco em alto-mar sem bússola, remos ou velas, à deriva, e seu trajeto dependerá unicamnt da sorte.
Então, só as células sociais ociosas e não produtivas, ou ainda não administradas não necessitam de informação contábil.
A contabilidade é considerada uma ciência, pois atende a todos os rquisitos necessários para que seja qualificada como tal, ou seja, tem objeto próprio que é o patrimônio; método próprio de observação e condução do racíocinio ao desenvolvimento de pesquisa; doutrinas científicas próprias e que estabelecem correntes de pensamento como patrimonialismo,neopatriomonialismo, aziendalismo e personalismo entre outros; correlação com outras ciências como o Direito, Administração, Economia, Matemáticas, Sociologia etc.Preench, enfim, dentro das convenções epistemológicas, todos os requisitos como conhecimnto científico.
Com a dinamicidad e competividade da economia nos tempos modernos, a contabilidade passa a ser considerada um intrumento de impôrtancia vital para a continuidade das células socias. Um grupo cada vez maior de individuos passa a ter hoje um bem social e não apnas um instrumento de informação administrativa. Para entendermos melhor o que isso quer dizer, vejamos as palavras do Professor Antônio Lopes de Sá:" O sucesso de uma nação depende do sucesso de suas células sociais depende do sucesso d um bom sistema contábil, que por sua vez só é possível através da ciência contábil."

Nenhum comentário: