sábado, 15 de setembro de 2007

Motivação ou não,causada pelo Ambiente de Trabalho


É sabido que o ser humano é fruto do meio em que vive e que é gerido por necessidades básicas que os podem motivar ou não, são elas: necessidades fisiológicas como: alimentação, sono, atividade fisíca, satisfação sexual etc; necessidades psicológicas: como sgurança íntima, participação, autoconfiança e afeição; necessidades de autó-realização: como impulso para realizar o próprio potencial, estar em contínuo autodesenvolvimento.

Estas necessidades não satisfeitas também são motivadoras de comportamento, podendo levar a: desorganização de comportamento; agressividade; reações emocionais; alienação e apatia.


Segundo Chiavenato(2000)

A motivação se refere ao comportamento que é causado por necessidades dentro do indíviduo e qu é dirigido em direção aos objetivos que possam satisfazer essas necessidades(p.161)


Também segundo Chiavenato(2000)

O homem é considerado um animal dotado de necessidades que se alternam ou se sucedem conjunta ou isoladamente. Satisfeita uma necessidade surge outra em seu lugar e, assim por diante, contínua infinitamente. As necessidades motivam o comportamento humano dando-lhe direção e conteúdo.(p.128)


Como se pode verificar supõe-se que os relacionamentos interpessoais dependerão das realizações e satisfações das necessidades individuais, mas também se pode verificar que muitas vezes os homens se comportam d forma dualista.


Segundo Chiavenato

O homem se caractriza por um padrão dual de comportamnto: tanto pode cooperar como pode competir com os outros. Coopera quando os seus objetivos individuais somente podem ser alcançados através do esforço comum coletivo. Compete quando seus objetivos são disputados e pretendidos por outros(p.128)

Nenhum comentário: